Pular para o conteúdo principal

Comer ou não comer, eis a questão


De quanto em quanto tempo surge uma coisa que faz mal e outra que faz bem a saúde?
Todos os dias os cientistas descobrem uma coisa nova. Coisas que podemos usar para melhorar nossas vidas e outras que a prejudicam. O pior é que, o que ontem era saudável, hoje é veneno.
Faz tempo, não sei bem desde quando, era usado o melado ou açúcar mascavo para adoçar nossos alimentos, depois surgiu o açúcar refinado revolucionando a culinária. Posteriormente vieram os adoçantes como os salvadores dos que tinham problemas com açúcar. Hoje é vilão se for desse ou daquele tipo.
E o sal, então? Este também não tinha problemas, depois se descobriu que eles alteravam a pressão, entre outros males.
O chocolate era saudável e agora só o meio amargo é que é bom, pois os outros tem excesso de açúcar e um percentual pequeno de chocolate.
Também tem o ovo, não o de páscoa, digo o de galinha mesmo. Lembram-se de que não se podia comer muito? Hoje pode. Antes o vilão era a gema, agora pode tudo.
A carne de porco deve ser bem cozida para evitar contaminação. Gordura de carne era boa, agora faz mal.
Estou ficando muito doidão com essa coisa: comer hoje isso porque é bom e não comer aquilo porque faz mal.
Amanhã muda tudo, o que podia não pode mais e o que era ruim agora pode.
O que fazer com tamanha variedade de “podes” e não “podes”.
Vamos combinar que os cientistas têm razão, mas podiam pegar mais leve.
Na TV aparece o Dr. Bactéria que diz que tudo no mundo é sujo, que temos que trocar a esponja de louças a cada lavada, que os panos estão todos contaminados mesmo que tenhamos lavado ou seja o que mais. Já pensou no custo disso tudo?
Está difícil. Não sabemos mais o que comer. As frutas antes eram todas boas, agora tem algumas que faz mal nisso ou naquilo. Tem os carboidratos e as proteínas que podemos ou não comer. Temos que comer grãos, mas não podemos exagerar, porque pode fazer mal. Podemos comer amêndoas e suas derivações. As castanhas, a noz, o amendoim, enfim, coisas que sempre comemos agora temos que moderar.
Os nutricionistas dizem que devemos comer várias vezes ao dia em pequenas quantidades. Eles tem até razão porque, assim nosso estomago não dilata e tem menor necessidade de comida, só não podemos é comer de cinco em cinco minutos, porque não dará tempo para a digestão e a receita falha.
Outro dia, minha esposa falou para eu comer um pote de salada de frutas. Obedeci e ganhei uma bronca. Quando ela se referiu ao pote, era uma tigelinha dessas que usamos para comer sobremesas, mas eu entendi “um pote” e acabei com toda a salada. Disse-me ela: Você vai passar mal comendo tudo a essa hora da noite.
Falha na comunicação... mas eu obedeci, não foi?

Comentários

  1. Muito legal Carlinho esse texto. Vc tem toda razão. Tô até pensando em aderir à dieta da luz. Já ouviu falar? Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Naldo,
    A dieta da luz que conheço é aquela em que como com luz acesa ou com luz apagada... rsrsrs
    valu, meu amigo, pela visita e pelo comentário e meu blog.
    Abraços fraternos, poéticos e musicais.

    ResponderExcluir
  3. SHOW DE BOLA, VOU ADERIR A DIETA DA FRUTA, SÓ PODE COMER FRUTAS, 1KG DE MANGA; 2KGS D JACA, ETC... KKKKKKKKKK! VLW PARABÉNS PELO TEXTO, ABS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prisão de Verdade

Será que esse exemplo se adequaria ao Brasil? Será que não teríamos os famosos defensores dos direitos humanos reclamando que é uma desumanidade uma atitude como essa? O que aconteceria se alguma autoridade resolvesse atuar como esse verdadeiro homem público e defensor dos direitos dos cidadãos que pagam seus impostos e ficam a mercê de pessoas inescrupulosas a tirar o que foi conquistado com seu trabalho? Este homem foi retratado no texto abaixo, que publico aqui para vocês. Este artigo foi retirado de uma reportagem veiculada em uma emissora de televisão americana, a qual peço licença para publicar neste espaço. “Joe Arpaio é o xerife do Condado de Maricopa no Arizona já há bastante tempo e continua sendo reeleito a cada nova eleição. Ele criou a 'cadeia-acampamento', que são várias tendas de lona, cercadas por arame farpado e vigiado por guardas como numa prisão normal. Baixou os custos da refeição para 40 centavos de dólar que os detentos, inclusive, têm de pagar.. Proibiu ...

A LIÇÃO DO SAPINHO...

Recebi este texto por e-mail e resolvi compartilhar com vocês aqui. Espero que gostem, pois é uma das grandes verdades da vida já experimentada por muitas pessoas. Era uma vez um grupo de sapinhos, que organizaram uma competição. O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta. Uma multidão se juntou em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores... A corrida começou... Sinceramente: Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre. Eles diziam coisas como: Oh, é difícil DEMAIS!! Eles NUNCA vão chegar ao topo, ou: 'Eles não tem nenhuma chance de sucederem. A torre é muito alta!' Os sapinhos começaram a cair. Um por um... Só alguns continuaram a subir mais e mais alto... A multidão continuava a gritar: 'É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!' Outros sapinhos se cansaram e desistiram... Mas UM continuou a subir, e a subir...Este não desistia! No final, todos os sapinhos tinham desi...

DOAÇÃO

Mais uma solicitação que recebo e publico aqui para que possamos divulgar para o máximo de pessoas possível. Caros companheiros de vida, Não estamos pedindo dinheiro!!! rssss : ) Um irmãozinho nosso, de apenas 8 meses ("GUILHERME") está vivenciando uma situação de momentânea falta de saúde (ele vai ficar bom!). E a cura definitiva é através do transplante de medula óssea. Para isso, o Gui precisa encontrar um doador 100% compatível com a sua medula. Esta doação é extremamente simples, não oferecendo nenhum risco de vida ao doador, que logo após a doação volta a sua vida normal (a medula é totalmente reconstituída em 3 dias). Desta forma, além das orações e torcida, não só pelo "GUI", mas também por todos que estão sofrendo da mesma doença, peço encarecidamente que todos se cadastrem como possíveis doadores de medula óssea no instituto de hematologia de sua cidade (no caso do Rio, o HemoRio ou INCA). O doador deve ter entre 18 e 55 anos e a princípio não há...