Pular para o conteúdo principal

Fumar, um hábito que deixei.

Quero compartilhar um pouco da minha experiência de respirar um ar mais puro e de sentir o prazer de cheirar e reconhecer os perfumes da vida.
Fui, por mais de trinta anos, um louco que levava fumaça para dentro do pulmão, buscando sucesso, levando vantagem também e depois sendo livre.
Pois é, não consegui sucesso, nunca tive vantagem, mas consegui ficar livre. Sim, livre. Livre dos amigos, pois tinha que ficar longe porque a fumaça os incomodava. Livre da companhia de minha família que não queria compartilhar minha fumaça. Enfim, longe das pessoas que amava e dos prazeres da vida.
Mas não quero ser aquele ex-fumante chato. Não, não tenho a pretensão de, como todo bom ex-fumante, ter a solução para a vida de ninguém. Só gostaria que as pessoas percebessem o prazer que é o de sentir o gosto real dos alimentos, o cheiro original dos aromas dos perfumes.
O texto abaixo, que me foi enviado por uma grande amiga, mostra alguns efeitos do hábito de fumar.

Fumaça do cigarro muda a forma do coração
Correio do Brasil / Saúde

Estudo realizado com cobaias nos Estados Unidos indica que a fumaça do cigarro pode causar transformações no formato do coração. Na pesquisa, divulgada neste domingo, os cientistas da Universidade de Illinois usaram dois grupos de ratos, colocando um deles em um ambiente com fumaça de cigarros e o outro em um ambiente com ar limpo.
Depois de cinco semanas, os roedores passaram por ecocardiogramas, e os estudiosos descobriram que os que haviam sido expostos à fumaça do cigarro haviam sofrido mudanças significativas no formato do ventrículo esquerdo.
Amostras do tecido cardíaco das cobaias foram analisadas e confirmaram um aumento nos níveis da forma ativada de uma enzima associada ao crescimento e sobrevivência das células no coração.
De acordo com Mariann Piano, que liderou o estudo, a ativação dessa enzima pode ser chave no surgimento de cardiopatias associadas ao hábito de fumar.

Fumaça tóxica

Na urina dos animais que inalaram a fumaça também foi verificado o aumento na presença de um hormônio, a neuroepinefrina, que é liberado pelo organismo em situações de estresse e causa uma série de alterações fisiológicas. Piano diz acreditar que males do coração provavelmente surgem como resultado da interação das substâncias presentes no cigarro.
– A fumaça do cigarro contém mais de 4 mil substâncias químicas diferentes, uma das quais é a nicotina. Entretanto, o efeito da nicotina no desencadeamento e evolução de eventos cardiovasculares induzidos pela fumaça do cigarro continua sendo um tema polêmico – disse a jornalistas.
O estudo consta na edição de novembro da publicação científica European Journal of Heart Failure

Fonte: http://www.suadieta.com.br/

Bom, espero ter contribuído com a sua saúde.

Abraços em todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário e Amigos

Engraçado esse negócio de aniversário. Durante toda a minha vida comemorei meus aniversários com a família. Às vezes com alguns amigos, mas nunca com amigos e família como foi este ano. Fiz 50 anos. Pois é - como dizia meu pai, que Deus o tenha em grande conta, que foi um homem sábio, apesar de sua vida dura - estou dobrando o “cabo da boa esperança”. Nunca entendi bem o que ele queria dizer com isso, mas o importante é que eu cheguei lá. É, cheguei aos inalcançáveis 50 anos de vida, aos inatingíveis 50 anos, aos incompletáveis 50 anos de vida. Uma vida dura, talvez. Uma vida cheia de obstáculos que fui superando-os um a um. Uma vida completamente intensa, cheia de emoções, cheia de tarefas que julgava estafantes, cheia de coisas pra fazer que muitas vezes me consumiam tempo em demasia fazendo com que eu não conseguisse dar a devida atenção as pessoas mais próximas. Aniversário. Nunca pensei que fazer 50 anos fosse uma alegria muito grande. Imaginava chegar aos 50 velhinho, cheinho de ...

AUTISMO II

Olá pessoal amigo, Em abril de 2009, quando lancei esse blog, tinha o propósito de escrever sobre diversos assuntos, fazer desse espaço um local para contribuir um pouquinho com as diversas campanhas das mais variadas atividades humanas vividas e necessitadas por nossa comunidade e, até mesmo, de comunidades irmãs. Neste período tomei conhecimento de que foi diagnosticada uma desordem no comportamento do filho mais novo de dois grandes amigos/irmãos . O nome dado a esse tipo de desordem é AUTISMO. Pesquisei sobre o assunto para obter algumas informações mais detalhadas, porém minha pequena capacidade para um entendimento mais completo me fez copiar um artigo que fala sobre o assunto para publicar nesse meu pequeno espaço. No Dia do Autismo, 2 de abril, ONU pediu conscientização e inclusão. Com esse chamado, dentre outros que conseguimos quando pesquisamos sobre o assunto em sites de busca, o site “Wikinoticias”, em 2010, falava sobre a realidade brasileira com o texto abaixo: “No Bras...

Comer ou não comer, eis a questão

De quanto em quanto tempo surge uma coisa que faz mal e outra que faz bem a saúde? Todos os dias os cientistas descobrem uma coisa nova. Coisas que podemos usar para melhorar nossas vidas e outras que a prejudicam. O pior é que, o que ontem era saudável, hoje é veneno. Faz tempo, não sei bem desde quando, era usado o melado ou açúcar mascavo para adoçar nossos alimentos, depois surgiu o açúcar refinado revolucionando a culinária. Posteriormente vieram os adoçantes como os salvadores dos que tinham problemas com açúcar. Hoje é vilão se for desse ou daquele tipo. E o sal, então? Este também não tinha problemas, depois se descobriu que eles alteravam a pressão, entre outros males. O chocolate era saudável e agora só o meio amargo é que é bom, pois os outros tem excesso de açúcar e um percentual pequeno de chocolate. Também tem o ovo, não o de páscoa, digo o de galinha mesmo. Lembram-se de que não se podia comer muito? Hoje pode. Antes o vilão era a gema, agora pode tudo. A carne de por...